segunda-feira, 18 de maio de 2009

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
José Manuel Moran

A Internet oferece a possibilidade de integração de várias mídias, que podem ser acessadas em tempo real e em horários favoráveis a cada indivíduo, favorecendo o contato entre educadores e educandos.
Ela atrai os estudantes, motivando-os pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Contudo, além de trazer grandes vantagens, pode também trazer alguns problemas, pois há informações demais e conhecimento de menos no uso da Internet na educação. Segundo Moran, “há certa confusão entre informação e conhecimento. Temos muitos dados, muitas informações disponíveis. Conhecer é integrar a informação no nosso referencial, apropriando-a, tornando-a significativa para nós. O conhecimento não se passa, o conhecimento se cria, constrói-se”.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional, onde este não centraliza a informação, mas sim coordena o processo e é o responsável na sala de aula; exige dele ainda uma forte dose de atenção, devendo ser um mediador, ajudando os alunos a escolherem o que é mais importante e essencial, não impondo, e sim acompanhando, sugerindo, incentivando, questionando, e acima de tudo aprendendo junto com eles.
O artigo 80 da Nova LDB/96 incentiva todas as modalidades de ensino à distância e continuada, em todos os níveis. A utilização integrada de todas as mídias eletrônicas e impressas pode ajudar-nos a criar todas as modalidades de curso necessárias para dar um salto qualitativo na educação continuada e na formação permanente de educadores. Porém, não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na Internet e deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
“Ensinar na e com a Internet atinge resultados significativos quando se está integrado em um contexto estrutural de mudança do processo de ensino-aprendizagem, no qual professores e alunos vivenciam formas de comunicação abertas, de participação interpessoal e grupal efetivas. Caso contrário, a Internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino. A Internet não modifica, sozinha, o processo de ensinar e aprender, mas a atitude básica pessoal e institucional diante da vida, do mundo, de si mesmo e do outro”.
Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender.

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